Pular para o conteúdo principal

Poetas Marginais e Geração Mimeógrafo



Estamos mais do que acostumados a ter acesso a livros e e-books que muitas vezes nem sequer passam pelo mercado editorial, mídia, crítica literária, universidade  ̶  isto é, espaços responsáveis pelo sucesso de público e sobre a inclusão da obra no cânone literário  ̶ , mas que se tornam fenômenos de leitura  e podem influenciar gerações futuras. Não, não estou falando de nenhum sucesso da web em blogs, sites, tumblr, fanzine virtual ou algo do gênero. 

Estou falando dos poetas marginais e da Geração Mimeógrafo. Para você que acha que esses poetas vieram diretamente da cadeia, ou mimeógrafo é um bicho, uma doença ou um tipo de droga, explico. 

Esses poetas começaram a produzir seus escritos a partir da década de 70 e se estenderam até 80 – alguns teóricos consideram apenas a década de 70, porém pela produção literária que até flertou com o movimento punk outros também consideram a segunda década –, ou seja, compreendidos nos anos duros da ditadura militar, em os cidadãos tinham seus direitos cerceados e os escritores que não se enquadravam nos padrões estabelecidos pelos militares, não tinham apelo diante da mídia – para servir de boi de piranha ou de mártir – por não produzirem uma arte mais comercial e, por não fazerem parte das grandes editoras eram chamados de marginais, estavam literalmente à margem do mercado de cultura, no caso deles especificamente, do mercado editorial. 

Eles encontraram outros caminhos para publicar seus poemas, manifestos literários, entre outros. Uniram-se em um movimento juntamente com outros artistas do cinema, dramaturgia e música para formar a Geração Mimeógrafo, chamada assim por utilizar uma tecnologia rudimentar e mais barata para reprodução de escritos, com o mesmo princípio da fotocopiadora, a Xerox, em que os livros eram produzidos e distribuídos de forma independente e gratuitamente para a população em bares, saraus e praças públicas. Uma geração sedenta por liberdade em todas as esferas desde políticas até artísticas, longe dos padrões literários estabelecidos que já não supriam a busca estética por uma arte nova e de fácil acesso para todos. Eles não queriam só uma maior difusão cultural como viver a arte, a poesia da forma mais visceral. 

As poesias eram afixadas em postes, panfletadas, pichadas em muros e tivemos também a popularização das fanzines, a literatura ganhou as ruas e chegou mais perto do povo com uma linguagem mais coloquial, subversiva, metalinguística, com temas do cotidiano mais simples, contestação dos padrões da sociedade sitiada, palavrões, pornografias, expressões populares que não cabiam nos moldes da literatura. 

E ainda, segundo Heloísa Buarque de Holanda (2007):

“se em 22 o coloquial foi radicalizado na forma do poema-piada de efeito satírico, hoje se mostra irônico, ambíguo e com um sentido crítico alegórico mais circunstancial e independente de comprometimentos comum programa preestabelecido. O flash cotidiano e o corriqueiro muitas vezes irrompem no poema quase em estado bruto e parecem predominar sobre a elaboração literária da matéria vivenciada. O sentido da mescla trazida pela assimilação lírica da experiência direta ou da transcrição de sentimentos comuns frequentemente traduz um dramático sentimento do mundo.”

Como expoentes desse grupo tivemos Cacaso (Antônio Carlos de Brito), Chacal (Ricardo Carvalho Duarte), Touchê (Antônio Carlos Lucena), Roberto Piva, Ana C. (Ana Cristina César), Torquato Neto, Charles Francisco Alvim, Waly Salomão, Leila Miccolis, José Carlos Capinam, Nicolas Behr, Alice Ruiz e Paulo Leminski.

Fiquemos com alguns dos poemas da geração Mimeógrafo:



JOGOS FLORAIS I

Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre.

JOGOS FLORAIS II

Minha terra tem Palmares
memória cala-te já.
Peço licença poética
Belém capital Pará.
Bem, meus prezados senhores
dado o avançado da hora
errata e efeitos do vinho
o poeta sai de fininho.
(será mesmo com dois esses
que se escreve paçarinho?)


Torquato Neto
COGITO

eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível
eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora


Chacal







RÁPIDO E RASTEIRO

vai ter uma festa
que eu vou dançar
até o sapato pedir pra parar.
aí eu paro, tiro o sapato
e danço o resto da vida

PAPO DE ÍNDIO

Veio uns ômi di saia preta
cheiu di caixinha e pó branco
qui êles disserum qui chamava açucri
Aí êles falaram e nós fechamu a cara
depois êles arrepitirum e nós fechamu o corpo
Aí êles insistiram e nós comemu êles.

Touchê

DIÁRIO DE BAGOS


quando você se abaixa pra pegar um disco
com seu vestido curtinho
delicioso
aparece a calcinha no rego moreno da bunda
curto muito
meu olhar derrete de prazer
não há como enganar a evidência
desculpe o volume do lado esquerdo da calça sem cueca
com tesão não se trinca 
antes todos entendessem e se dedicassem de corpo e cama
obs.: meu pau esquecidamente duro
cai no amolecimento



Fonte:
Hollanda, Heloisa Buarque. 26 poetas hoje. 6° ed. - Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2007.

Comentários

  1. Esqueceste o célebre Leopoldo Napoleão, com seu terno e chapéu, além do indefectível brinco de argolas nas noites paraenses. :)

    ResponderExcluir
  2. E também a Ana C. EU AMO ESSA MULHER.
    Inclusive, o Felipe escreveu um texto sobre ela na Gotaz. Dá uma fuçada depois! :)

    ResponderExcluir
  3. Mari, já me apaixonei por ela também. Ela está nas listinha dos próximos poetas marginais! Já vi o texto do Felipe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gerda: A PORTA DO MEDO

Artemísia Gentileschi.  Susana e os velhos, 1610. Óleo sobre tela, 170×121 cm Gerda abriu a porta do medo, lá estavam presentes projetos perdidos, falta de consciência e ombridade, letargia, ausência de vigor e caminhos de expansão, injustiças. Para seu espanto, percebeu que sentimentos nem tão primitivos também estavam ali, pois já que era um ser em transição, agora é que tudo se misturava. Não é tão fácil se livrar do que se vai ser e do que se passou. Esta era a entrada de um terreno lodoso, barrento, como tabatinga de bairro antigo perto de rio. Ao entrar, afundou em sua trajetória, quis viver àquele lugar e teve medo de não sair, viu muita gente tão perdida quanto ela, misturada, e também suicidas, assassinos, estupradores, estelionatários, e sua própria sombra. Sim, para além de um Outro Terrível que já foi - objetificado para sustentar um ódio palatável, um ser fora de si - viu o quanto todos eles faziam parte dela, já que pensava "todos somos um".  Viu que sua

Só se sabe que aconteceu

Filme Antes do amanhecer(1995), de Richard Linklater Ele a convidou para um encontro. Conheciam-se há bastante tempo.  Sabiam que existia uma sintonia, mas algo os impedia de uma aproximação mais verdadeira. A desculpa dele para se verem era a solidão da vida de solteiro: não quero ficar em casa, “tá” batendo a depressão, cansei de assistir TV, “bora” fazer alguma coisa, tomar umas de leve... Ela estranhou a atitude dele, que era sempre bem tímido, engraçado, mas tímido.  Tudo parecia não querer esse encontro, ela inclusive. Estava receosa do que podia sair daquele dia. Já tinham se aproximado antes, mas ela fugiu. Sentia as pernas moles quando ele se aproximava, agia feito boba. Ora essa, tenho trinta e cinco anos. Como é que um menino desses consegue me deixar assim? Enquanto se encaminhava para encontrá-lo descobriu que não havia ônibus na cidade: quê isso minha gente, será que vou ter que ir a pé? Merda, vou chegar toda suada. Era mês de julho, ela morava na periferia